domingo, 29 de março de 2015

Planejando sua viagem para Orlando - parte 3: Reservando seu vôo

Vamos voltar a falar sobre o planejamento da sua viagem para Orlando no post de hoje.  Aqui no blog Disney, Orlando e Cia já demos o passo-a-passo para conseguir passaporte e visto americano e já falamos sobre quais são os pontos positivos e negativos de cada mês para que você planeje o melhor momento para estar por lá.  Com documentos em mãos e definida a data da viagem, seguimos agora para o terceiro passo: agendar o vôo para Orlando.


Obviamente você pode fazer isso através de uma operadora/agência de turismo.  Basta contatar uma de sua confiança, ou indicada por alguém que você conheça e que já tenha usado os serviços em algum momento e certamente você vai conseguir cotações para que compare e te ajude na decisão.  Mas que tal outras fontes para poder comparar e tomar a melhor decisão?

Várias companhias aéreas operam com vôos para Orlando.  Algumas possuem vôos diretos (de determinados lugares do país) outras somente com conexões.  Via de regra se você aceita fazer um vôo com conexão, geralmente você também consegue pagar mais barato pela tarifa aérea.

Companhias que fazem vôo direto para Orlando:
  • Tam
  • Azul
  • Delta (iniciou as vendas de seu vôo direto para Orlando no final de 2015)

Outras companhias que fazem vôos para Orlando (com conexões):
  • Gol
  • American Airlines
  • Copa
  • United
  • Lufthansa
  • Aeromexico
  • British Airways
  • Air Canada
  • Avianca
  • US Airways



Você pode entrar nos sites que mais te interessam e pesquisar os vôos, com datas previstas e quantidades de pessoas viajando para saber os preços das tarifas e então fazer uma comparação.

Claro, hoje em dia, você já tem alguns sites e aplicativos de comparação entre vôos e companhias que facilitam muito a vida e portanto não necessariamente é preciso ficar entrando em cada um dos sites para verificar preços.

Os meus preferidos são:

Decolar:

Kayak:


Eles têm aplicativos também para smartphones, basta procurar na loja de apps usando as palavras “Decolar.com” e “Kayak” que você encontra e faz download gratuito caso prefira pesquisar e comprar via celular.

Usando estes sites/aplicativos, a busca é muito mais rápida e a informação de cada companhia aérea é disponibilizada de uma só vez na tela.  Maior comodidade pra te ajudar a decidir, impossível.



DICAS

  • Ao decidir pela companhia aérea que vai viajar, busque no site se ela oferece algum programa de milhagem.  Você se cadastra (participar destes programas não custa absolutamente nada) e por estar viajando com a companhia, sua viagem gera pontos que você acumula e pode usar para outras viagens (alguns programas permitem também a troca por outros presentes/benefícios).  Não perca a oportunidade de pontuar e de repente economizar em um próximo vôo.
  • Vôos diurnos são geralmente mais baratos que os vôos noturnos.  Se não se importar com algum horário específico, vale a pesquisa para comparar.
  • Cuidados com as escalas ao comprar os vôos. O melhor é que o tempo de espera entre um vôo e outro não seja muito grande, mas ter pelo menos uma hora e meia entre um e outro pode ser um tempo razoável, principalmente se sua escala já for fora do Brasil e precisar além de trocar de vôo, pegar suas malas e passar pela imigração.  Informe-se sobre todos estes detalhes na companhia aérea ou na sua operadora de turismo.
  • Antes de fechar a viagem, também se informe sempre sobre as condições de remarcação e cancelamento de vôo, pois você pode precisar por força maior replanejar seu passeio, e portanto é importante saber os custos que possa ter se isso acontecer.  Cada companhia tem política, prazo de validade do bilhete e taxas diferentes.
  • Janela ou corredor?  Em trechos longos ter maior mobilidade para levantar, para ir até o banheiro pode ser a melhor opção.
  • Eu já viajei sem conexão e com conexão.  Já viajei de dia e já viajei a noite.  Já viajei na classe executiva e já viajei na classe econômica.  Claro que a combinação “vôo direto + noturno + classe executiva” é a mais interessante, mas posso garantir que as outras tantas combinações possíveis não deixam de ser também muito boas.  Acho só que precisa ficar bem atento caso seja mais de uma conexão ou se os intervalos são muito grandes... Isso é que pode ser bem desgastante na viagem.  Procure sempre otimizar os horários e intervalos e ligar isso a uma boa tarifa.  Aí vai ser perfeito!
  • Uma dica que pode funcionar: pesquise por vôos para Miami ao invés de pesquisar somente vôos para Orlando.  Muitas vezes as tarifas para Miami são bem mais baratas.  Chegando lá você pode alugar um carro para sua família ou grupo e viajar dirigindo de Miami para Orlando.  Não é uma viagem necessariamente muito longa, é um trajeto bem simples pois se trata de uma única estrada. Em cerca de 3,5 ou 4 horas você vai de uma cidade a outra.  Se você quer economizar e de repente até colocar esse passeio de carro entre Miami-Orlando em seu roteiro, que tal avaliar a possibilidade?



Nenhum comentário:

Postar um comentário